quinta-feira, 21 de maio de 2009

Grafite


Os povos da antiguidade registravam fatos que são considerados fascinantes, como é o caso dos registros e túmulos de faraós egípcios em que imagens e textos contam histórias por meio das composições elaboradas e ricas em forma de mural.

Em Roma, os primeiro cristãos gravavam sinais religiosos nas catacumbas onde se reuniam em segredo.

Grafite trabalha com imagens, diferente de pichação que trabalha com letra.

No mundo do grafite, o desenho é a forma de comunicação mais comum. As letras são diferentes do nosso alfabeto e exigem criatividade para sua criá-la.

Alguns artistas grafiteiros apropriam-se de obras de arte conhecidas e transforma as suas imagens, recriando-as sem que se perca a idéia original.

Desenhe em preto e branco




Utilizar muros para comunicar idéias é uma manifestação expressiva bastante antiga.
As pinturas rupestres feitas nas paredes das cavernas podem ser citadas como forma de expressão.
O grafite pode ser considerado, uma arte popular que expressa a cultura de um momento histórico bastante atual.
Os grafiteiros interferem no visual da cidade, tornando público uma idéia por meio de frases ou imagens em espaços autorizados.

Estudar o grafite como expressão e manifestação artística nos permite identificar algumas características.
Os grafiteiros em geral querem manifestar e expressar idéias por meio de imagens ou palavras ligadas à política, ao esporte e o sentimentos.



Faça um desenho em um muro utilizando o grafite.



A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.

• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.

• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.

• Tag: é assinatura de grafiteiro.

• Toy: é o grafiteiro iniciante.

• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Um comentário:

  1. Professora ,poem aquele negocio dos mes pra gente acessar mais rápido

    ResponderExcluir