terça-feira, 8 de setembro de 2009

Figura Humana

Na estética, a figura humana ou forma humana é uma coleção de todos os atributos do humano é corpo. . Não se limitem apenas à forma do corpo. . Ele também inclui posturas do corpo, enquanto um homem se senta ou fica de pé ou até mesmo dormindo. . Movimentos de caminhar, correr, dançar, etc . são da figura humana. Segundo Kant refere-se a figura humana como o ideal de beleza.


Figura humana é estudada em detalhe nos seguintes temas:



Leonardo da Vinci, nasceu em 1452, na aldeia de Vinci, Itália. Foi um dos maiores gênios da humanidade e destacou-se como pintor,escultor, inventor, arquiteto e cientista.

Seus estudos de anatomia lhe renderam um apurado trabalho sobre as proporções humanas, que utilizava em seus trabalhos artísticos. Sua inteligência e criatividade permitiram que ele deixasse cerca de 6000 páginas de manuscritos, com mais de 3000 desenhos. Há estudos sobre anatomia, pintura, medicina, mecânica, astronomia, arquitetura e geometria.

Há também projetos de máquinas hidráulicas, de fiar e voadoras (um precursor do helicóptero), submarino, pára-quedas, pontes e plantas de cidades. Na pintura, criou o esfumato e o “olho que acompanha”.

Deixou obras-primas, como a Mona Lisa e A última ceia. Morreu em 1519, aos 67 anos, na França.

Mona Lisa A última ceia


O RENASCIMENTO



“ O ser humano é o centro do universo”. Assim pode-se resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viviam na Itália entre o século XV e XVI. A Europa, de modo geral, já vinha passando por transformações: a Igreja, que até então ditava as regras sociais e políticas, começa a se enfraquecer, dando lugar a um poder maior das monarquias. A vida econômica também se transformava.

Terminava o período em que a igreja pensava por todos e ameaçava com o castigo de Deus aqueles que ousassem pensar por conta própria. Assim, agora, cabia ao ser humano a busca de soluções, já que estava livre para investigar, descobrir e criar. Essa valorização do ser humano criou uma nova visão política e impulsionou as ciências e as artes.

Redescobria-se a beleza física do homem e da mulher, exercitava-se a arte de pensar, criar, imaginar e não apenas a habilidade técnica. Voltavam à cena os valores da Antiguidade clássica, que tinham ficado adormecido durante a Idade Média. Por esse motivo esse período ficou conhecido como Renascimento.

Os três maiores representantes do Renascimento na Itália foram Michelangelo (1457-1564), Rafael (1483-1520) e Leonardo da Vinci (1462-1519).

A criação de Adão





A ARTE E AS PROPORÇÕES DO CORPO HUMANO

O estudo das proporções do corpo humano, iniciado por Leonardo da Vinci, é muito importante para os trabalhos de pintores e escultores.


A PROPORÇÃO DO CORPO

Como desenhar uma pessoa sem deixar os braços compridos demais, ou as pernas muito curtas, ou, ainda, a cabeça parecendo grande em relação ao corpo?

Basta aprender um pouco sobre proporção, que é a relação entre as medidas.
Na figura humana, o tamanho do corpo depende do tamanho da cabeça. Num adulto, o corpo poderá medir entre 7,5 e 8 cabeças.
Isso vale só para adultos. No caso das crianças, a proporção é diferente. Os recém-nascidos parecem ter a cabeça grande. É que, nessa fase, o corpo mede duas cabeças.

É claro que essas medidas não são rígidas. Elas variam conforme a etnia, a região e as características individuais, porque cada ser humano é único. No entanto, elas podem ser usadas como modelo inicial.



















MOVIMENTO

Para saber como desenhar uma pessoa que esteja em movimento, faça um exercício simples; olhe-se no espelho e se movimente, ou observe um colega se mexendo (caminhando, pegando um objeto, escrevendo). Note o movimento nas articulações.

Articulação é a junção entre duas partes do corpo ou entre dois ou mais ossos.

POSIÇÃO DO ROSTO

O desenho do rosto começa com as linhas básicas: uma vertical, para o nariz, e duas horizontais, uma para os olhos e outra para a boca. São essas linhas que vão determinar a posição do rosto (de frente ou de perfil) e a distribuição dos elementos nesse espaço. Observe como, de acordo com a linha vertical, viramos o rosto para um lado ou para o outro. Veja também que as outras linhas acompanham a vertical.

DESENHANDO OS OLHOS

Quando desenhamos um olho, devemos nos lembrar de que



















Note que há diferença entre o olho feminino e o masculino. No desenho do olho masculino, em geral, as sobrancelhas são mais grossas e os cílios são mais curtos. Além disso, as sobrancelhas masculinas são menos curvadas que as femininas.



















Sobrancelhas Femininas











Sobrancelhas Masculinas












DESENHANDO A ORELHA


Observe a orelha nas posições a seguir. Para desenhá-la, utilize o esquema de círculos.


DESENHANDO O NARIZ E A BOCA

Por estarem muito próximos, o nariz e a boca formam um conjunto, que deve ser desenhado com traços leves.

Duas dicas importantes:
Entre o nariz e a boca há uma distância de mais ou menos a largura de um dedo;
Para desenhá-los no lugar certo, imagine um ponto central entre as sobrancelhas. Trace um triangulo até o final do rosto. As abas do nariz e os cantos da boca ficarão apoiados nessas linhas, como mostra a ilustração abaixo:









Uma modelo de boca:









Alguns exemplos de nariz de perfil:






3 comentários:

  1. professora a senhora colocou as fotos de todos os alunos de arte linear no blog???
    eu queria a minhaa


    éh a sara do 7°C

    bjosss....

    ResponderExcluir
  2. prof...como vc faz pra entrar noseu blog??
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. pro cade a continuaçao do mosaico de arquitetura
    coloca por favor
    porque estou organizando o caderno
    bjao

    ResponderExcluir