- Escultura : é semelhante à figura de desenho;
- Figura de desenho: com a representação do corpo na postura diferente ou movimento ou no trabalho.
- A literatura :descreve uma figura humana para implicar atração sexual do indivíduo, a capacidade física e de mentalidade.
- Formas de dança.
Leonardo da Vinci, nasceu em 1452, na aldeia de Vinci, Itália. Foi um dos maiores gênios da humanidade e destacou-se como pintor,escultor, inventor, arquiteto e cientista.
Há também projetos de máquinas hidráulicas, de fiar e voadoras (um precursor do helicóptero), submarino, pára-quedas, pontes e plantas de cidades. Na pintura, criou o esfumato e o “olho que acompanha”.
Deixou obras-primas, como a Mona Lisa e A última ceia. Morreu em 1519, aos 67 anos, na França.
Mona Lisa A última ceia
O RENASCIMENTO
“ O ser humano é o centro do universo”. Assim pode-se resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viviam na Itália entre o século XV e XVI. A Europa, de modo geral, já vinha passando por transformações: a Igreja, que até então ditava as regras sociais e políticas, começa a se enfraquecer, dando lugar a um poder maior das monarquias. A vida econômica também se transformava.
Terminava o período em que a igreja pensava por todos e ameaçava com o castigo de Deus aqueles que ousassem pensar por conta própria. Assim, agora, cabia ao ser humano a busca de soluções, já que estava livre para investigar, descobrir e criar. Essa valorização do ser humano criou uma nova visão política e impulsionou as ciências e as artes.
Redescobria-se a beleza física do homem e da mulher, exercitava-se a arte de pensar, criar, imaginar e não apenas a habilidade técnica. Voltavam à cena os valores da Antiguidade clássica, que tinham ficado adormecido durante a Idade Média. Por esse motivo esse período ficou conhecido como Renascimento.
Os três maiores representantes do Renascimento na Itália foram Michelangelo (1457-1564), Rafael (1483-1520) e Leonardo da Vinci (1462-1519).
A criação de Adão
A ARTE E AS PROPORÇÕES DO CORPO HUMANO
O estudo das proporções do corpo humano, iniciado por Leonardo da Vinci, é muito importante para os trabalhos de pintores e escultores.
A PROPORÇÃO DO CORPO
Como desenhar uma pessoa sem deixar os braços compridos demais, ou as pernas muito curtas, ou, ainda, a cabeça parecendo grande em relação ao corpo?
Basta aprender um pouco sobre proporção, que é a relação entre as medidas.
Na figura humana, o tamanho do corpo depende do tamanho da cabeça. Num adulto, o corpo poderá medir entre 7,5 e 8 cabeças.
Isso vale só para adultos. No caso das crianças, a proporção é diferente. Os recém-nascidos parecem ter a cabeça grande. É que, nessa fase, o corpo mede duas cabeças.
É claro que essas medidas não são rígidas. Elas variam conforme a etnia, a região e as características individuais, porque cada ser humano é único. No entanto, elas podem ser usadas como modelo inicial.
Para saber como desenhar uma pessoa que esteja em movimento, faça um exercício simples; olhe-se no espelho e se movimente, ou observe um colega se mexendo (caminhando, pegando um objeto, escrevendo). Note o movimento nas articulações.
Articulação é a junção entre duas partes do corpo ou entre dois ou mais ossos.
O desenho do rosto começa com as linhas básicas: uma vertical, para o nariz, e duas horizontais, uma para os olhos e outra para a boca. São essas linhas que vão determinar a posição do rosto (de frente ou de perfil) e a distribuição dos elementos nesse espaço. Observe como, de acordo com a linha vertical, viramos o rosto para um lado ou para o outro. Veja também que as outras linhas acompanham a vertical.
Quando desenhamos um olho, devemos nos lembrar de que
Note que há diferença entre o olho feminino e o masculino. No desenho do olho masculino, em geral, as sobrancelhas são mais grossas e os cílios são mais curtos. Além disso, as sobrancelhas masculinas são menos curvadas que as femininas.
Sobrancelhas Femininas
Sobrancelhas Masculinas
Observe a orelha nas posições a seguir. Para desenhá-la, utilize o esquema de círculos.
DESENHANDO O NARIZ E A BOCA
Por estarem muito próximos, o nariz e a boca formam um conjunto, que deve ser desenhado com traços leves.
Duas dicas importantes:
Entre o nariz e a boca há uma distância de mais ou menos a largura de um dedo;
Para desenhá-los no lugar certo, imagine um ponto central entre as sobrancelhas. Trace um triangulo até o final do rosto. As abas do nariz e os cantos da boca ficarão apoiados nessas linhas, como mostra a ilustração abaixo:
Alguns exemplos de nariz de perfil:
professora a senhora colocou as fotos de todos os alunos de arte linear no blog???
ResponderExcluireu queria a minhaa
éh a sara do 7°C
bjosss....
prof...como vc faz pra entrar noseu blog??
ResponderExcluirBj.
pro cade a continuaçao do mosaico de arquitetura
ResponderExcluircoloca por favor
porque estou organizando o caderno
bjao