quinta-feira, 27 de agosto de 2009

“ARTE LINEAR”

É a arte criada com linhas que formam composições figurativas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios (que também são linhas) é divertido e tem um efeito visual incrível. Você pode criar composições abstratas ou figurativas, tecendo fios ou passando pelos pregos fixados sobre uma base de madeira ou cortiço.


















O estilo linear vê em linhas, o pictórico em massas, ver de forma linear significativo, então procura o sentido e a beleza do objeto no contorno, significa, ainda que os olhos são conduzidos ao longo dos limites das formas e induzidos a tatear as margens.

A ênfase recai sobre o limite do objeto, o interesse está na percepção de cada um dos objetivos materiais, como corpos sólidos e tangíveis.

O plano é o elemento das linhas e a verdadeira oposição de estilos, que é obtido apenas no instante em que o observador já não se encontra em uma sucessão de setores.

A arte clássica é a arte das verticais e horizontais bem definidas.
Os elementos manifestam-se com total nitidez e precisão.

Na arte clássica, a totalidade das formas é concebida como unidade, que se observa, é um todo articulado, coloca todos os meios de representação a serviço da nitidez formal.

Uma visão que privilegia as linhas é aquela pelo qual o sentido de beleza que é próprio à representação do mundo visual se exprime através dos contornos, da formas, o que significa uma valorização do sentido do todo.


VEJA ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS POR ALUNOS DO SÉTIMO ANO





































ATIVIDADES
01. Faça seu projeto no papel ( caderno de desenho)

a) Trace uma reta horizontal. Localize o meio dela e marque com um ponto. Sobre ele trace uma reta vertical. As duas retas devem ter a mesma medida.

b) Coloque a ponteira do compasso sobre cada extremidade e trace círculos.

02. Transporte o seu projeto para a madeira:
a) Fixe o projeto com durex sobre uma base de madeira.

b) Prenda os pregos de um em um centímetro contornando todo o desenho. Certifique-se de que os pregos estejam bem fixos e retire o papel.

c) Vá traçando os fios de linha de uma extremidade à outra.

40 comentários:

  1. professora!!!ficou sshhhooooowwww!!espero que o meu também fique original como esses!

    ResponderExcluir
  2. parque o 7º B e C tem mais tempo??????????
    não é justo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. professora e muito dificil
    porem fica lindo no final
    tomara que o meu fique assim
    !!!!!

    ResponderExcluir
  4. brenda moraes e ayla mello15 de setembro de 2009 às 13:17

    muito bom,me impressionaram, nós também estamos pesquisando e fazendo este projeto...
    bjsssssssss.....

    ResponderExcluir
  5. Estou trabalhando sobre isso agora!!!
    E achei mt lindo as obras de arte linear!!!:)
    :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Na minha escola a professora mandou fazer isso em ISOPOR FINO E COM TACHAS e ainda disse que para não se espetar colocar PAPELÃO ATRÁS.A senhora acha que isso é possível? com base de ISOPOR FINO

    ResponderExcluir
  7. fessora tinha que por minha foto ne
    espero que tenha tirado nota maxima
    pq deu trabalho
    obrigada por me mostrar como e bom fazer esta arte

    ResponderExcluir
  8. massa vcs me deram uma ideia.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do trabalho desenvolvido por vocês, parabens! Quero dizer que eu também estou desenvolvendo aqui no norte de Mato Grosso, na cidade de Juara um projeto quase igual a este. Mais uma vez, meus PARABENS!

    ResponderExcluir
  10. GoStEi MuItO Do TrAbAlHo De VcS...
    MaS O MeU É mElHoR...
    AdOrRo....

    ResponderExcluir
  11. na minha escola também estamos desenvolvendo
    esse TrAbAlHo na EsCoLa BeNeDiTo LeItE em SãO LuIs do MA mas é mas conhecida como EsCoLa MoDeLo....

    ResponderExcluir
  12. trabalhoso pacas, quase me deixou doida para ajudar meu filho, mas é muito bonito!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. bom estou começando a trabalhar com a arte linear agora q pena q nao começou antes pois estou adorando!!!
    o trabalho fikou muito lindo,espero q o meu fike assim tambem
    beijos Amanda lorena-sp(sesi 162)

    ResponderExcluir
  14. bom estou começando a trabalhar com a arte linear agora q pena q nao começou antes pois estou adorando!!!
    o trabalho fikou muito lindo,espero q o meu fike assim tambem
    beijos Amanda P Germano lorena-sp(sesi 162)

    ResponderExcluir
  15. Que legal a estrutura espero um dia fazer
    igual!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. amei que legal adorei eu estou fazendo o meu vcs tambem podem fazer o seu a minha escola pedil para mim fazer isso tambem o projeto de vcs sãe muito muito muito bonito meus PARABÉNS para todos vcs que fizeram isso???????????????????? um bejão para todos vc e um abraço de eduarda txau xtau ate a procima

    ResponderExcluir
  17. ficou muito bom.......
    tomara que o meu tambem fique assim......
    adorei .bjs.

    ResponderExcluir
  18. adorei amo arte linear vocês num sabe o tanto que eu gosto eu já faço alguns com linhas de bordar!!!!

    ResponderExcluir
  19. nossa isso é uma bosta nesse site nao achei nada de interessante para mim colocar no meu trabalho isso é uma verdadeira isioticee

    ResponderExcluir
  20. ObRIGADA A QUEM FEZ ESSE NEGOCIO POIS ECREVER TUDO PRA CLOCAR NO MEU TRABALHOO!

    ResponderExcluir
  21. Professora, preciso de sua ajuda.Não consegui entender direito como fazer o trançado. Vou ensinar meus alunos no concreto e não estou segura para isso. Poderia me esclarecer melhor a respeito? É que no papel voce vai trançando com base em contas (do 1 ao 19, do 2 ao 20 e assim por diante) Agradeço de coração se puder me ajudar. Grata Suely

    ResponderExcluir
  22. eu quero saber
    oq e arte linear?

    como efeita a arte linear?

    exemplos de obras de arte linear,com o nome do artita que realizou o trabalho

    ana paula eu sou demais

    ResponderExcluir
  23. Essa forma de trabalhar melhor com as linhas entre outros objetos e muito interessante!
    Gostei muito eu recomendo!!!
    Parabéns galera!!!

    ResponderExcluir
  24. como posso aranjar desenhos variados?Adoro o vosso trabalho parabens

    ResponderExcluir
  25. jairdos santos de souza16 de março de 2011 às 07:16

    olhando parece facil +falar é facíl difícilé fazer

    ResponderExcluir
  26. adorei...vou fazer um tambem.

    ResponderExcluir
  27. nuss, é muiito maraa a arte linear!!!
    o meu ficou uma resenhaa, todo torto...
    mas oque eu não gostei foi que o isopor é muito fino e quebra muiiito faciil..

    mas é otiimo fazer isso!...

    ResponderExcluir
  28. eu vou fazer um trabalho de escola sobre a arte linear e eu espero que fique lindo como o de vcs

    ResponderExcluir
  29. Muito bom msm não encontrei em lugar algum falando sobre arte linear.

    ResponderExcluir
  30. eu gostei mt dessa arte linear

    ResponderExcluir
  31. Olá professora...

    Vc tem a formula pra fazer esses desenhos? Queri a tanto aprender..Abraços

    ResponderExcluir
  32. esses desenhos e a coisa mais facil de tudo eu fiz um jacare em pleno aviao em ar e e muito facil nao levei 1 hora

    ResponderExcluir
  33. Gostei desse projeto e resolvi fazer com os meus alunos,eles irão amar e irão querer fazer vários,tomara que o deles saiam ´tão bonito assim!!!

    ResponderExcluir