quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ilustração de Textos

Ao longo dos tempos notabilizaram-se vários artistas plasticos que também eram ilustradores: Albrecht Dürer, HansHolbein ( no séc.XIV e XV), Henri de Toulouse-Loutrec, Gustave Doré e Aubrey Beardsley ( séc XIX), Alfred Kubin, Ben Shann, Paul Nash ( no séc XX), apenas para nomear alguns.
No século XX, em Portugal sobressairam nomes como Stuart de Carvalhais, Bernardo Marques, Maria Keil e mmais recentemente António ou Cid, como caricaturistas?cartoonistas. Nos finais do século passa e no início deste a ilustração portuguesa ganho um forte impulso revelando novos talentos, dos quais os mais famosos tanto nacional como internacionmalmente são Pedro Salgado e André Carrilho.
Atualmente a ilustração tem sido considerada como um elemento pictórico que transcende a sua função tradicional, podendo, em certos casos, ser considerada um conteúdo independente. Isso fica especialmente evidente quando consideramos o papel de infografia nas publicações atuais. Ou seja, a possibilidade de maior integração entre texto e imagem, ou o uso da imagem de forma independe. Com a evolução da linguagem pictórica do design gráfico, está cada vez mais difícil de determinar as fronteiras do que vem a ser a ilustração.
Desde os anos 90, os ilustradores confrontaram com uma mudança nos meios de se fazer seus trabalhos. A chegada da computação gráfica com softwares de manipulação fotográfica e novos dispositivos como as mesas digitallizadores têm influenciado a maneira como se cria ilustração. Novas técnicas de ilustração em computador, como o uso da imagem vectorial e 3d, têm se tornado comum na comunicação visual. Muitos ilustradores, hoje em dia, já
recebem terinamento diretamente na frente de um monitor.
DESENHO ILUSTRATIVO


As primeiras ilustrações surgiram nos manuscritos religiosos e documentais.

Tinham a função de explicar o texto, dar uma idéia do seus conteúdo às pessoas que não sabiam ler, que eram a maioria da população, ou de documentar uma imagem. Com o passar do tempo, o papel da ilustração se ampliou e o olustrador ganhou autonomia como profissional e artista.

A ilustração pode ser de caráter explicativo, como nos textos técnicos e didáticos, em que sua função é colocar em imagens o que diz o texto, para facilitar a compreensão; mas pode ser também interpretativa, como na literatura. Nesse caso, o ilustrador tem um trabalho mais livre, criativo, dá uma interpretação ao texto e se coloca ao lado do escritor em termos de expressão artística, ampliando e enriquecendo o texto.

Atividades


1. Criação de texto:
Escreva um texto de no máximo des linhas, tem como tema :Uma competição scportiva, um show de música ao ar livre ou a criação de uma história.
2. Ilustre o texto criado no exercício anterior.
Algumas dicas para a realização de um a boa ilustração:: leia o texto atentamente, destaque os principais fatos ou personagens, estude a combinação de cores antes de aplicá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário