terça-feira, 20 de outubro de 2009

MOSAICO

Mosaico é a arte de criar a partir da composição expressiva e harmoniosa de peças, visualmente separadas umas das outras, mas agrupadas de acordo com cores, linhas, formas e volume.
Artistas nacionais e estrangeiros utilizam até hoje essa técnica como forma de expressão.
Podemos encontrar mosaicos nos lugares por onde passamos em nosso dia-a-dia: nas igrejas, nas calçadas, nas fachadas de casas e de edifícios, em painéis decorativos.




Imperador Justiniano, o Grande - Mosaico da Basílica São Vital de Ravena (Itália)


MOSAICO BIZANTINO




Os mosaicos bizantinos retratam figuras sagradas ou de imperadores em posturas solenes e estáticas, quase simétricas. Esses mosaicos, habilmente fixados e de colorido brilhante, fizeram do interior de muitos templos, com o de Santa Sofia, em Constantinopla ( atual Istambul), joias preciosas e exuberantes. Os ícones, imagens de devoção a Cristo, Nossa Senhora e aos santos, junto como os mosaicos, trazem para arte bizantina uma beleza ímpar.






Basílica Santa Sofia




MOSAICO NA ARQUITETURA


O mosaico tem sido empregado não somente em peças de arte, mas também na arquitetura. O arquiteto espanhol Antonio Gaudí realizou prodígios de originalidade, verdadeiras obras-primas com cacos de cerâmica, azulejos e ladrilhos.
Antonio Gaudí (1852 - 1926) foi principal figura do Modernismo catalão, ramo do movimento Art Nouveau que pretende uma integração entre arte, arquitetura e natureza.
A maior parte dos seus trabalhos encontra-se espalhada pela cidade de Barcelona, muitas delas no Parque Guel (1900 1914). Construídas com fragmentos de ladrilhos, azulejos e outros materiais, essas obras tornam o parque parecido com um imenso mosaico.
A Igreja da Sagrada Família, um grande projeto de Gaudí, em Barcelona, foi iniciada em 1882 e até hoje está em construção.



Parque Guel, Barcelona - Antonio Gaudí



Diferentes aplicações de Mosaico no Brasil:


Cúpula do Teatro Amazonas (1896) - Manaaus (AM)

Detalhe da calçada

Casa de Estevão da Conceição, Favela de Paraisópolis (SP)

O porteiro Estevão da Conceição construiu a sua casa na favela de Paraisopolis de modo bem curioso: utilizou sucata, como tampinha de garrafa, pedra,ladrilhos, para enfeitar as paredes.

O resultado foi esse incrível semelhante com o estilo do artista catalão Antonio Gaudí. E o que mais chama atenção é o fato de Estevão nunca ter ouvido falar nesse artista antes.

Atividades

1. Crie um trabalho utilizando diferentes materiais como: papel colorido, EVA, casca de ovo, etc. Para que seu trabalho tenha um bom resultado, aqui vão algumas dicas;

a) Antes de iniciar a colagem o projeteo,fazendo um desenho com lápis, no caderno de desenho.

b) Espalhe cola branca líquida sobre pequenos espaços e vá aplicando as peças ante que a cola seque, até completar todo o desenho.

c) Para que seu trabalho tenha um efeito brilhante, você pode aplicar cola branca líquida ou verniz cristal sobre ele depois que estiver bem seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário