sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GALERIA DE ARTE

A história da pintura é tão antiga quanto o aparecimento do ser humano. Na pré-história, o homem pintou nas cavernas. Os antigos povos egípcios, gregos e romanos pintaram paredes de seus palácios, templos e túmulos.
Mas no fim do século XVII e XIX é que surgiram várias correntes de pinturas: o neoclássico, o romantismo, o realismo, o impressionismo e o pós-impressionismo.


Neoclássico

Podemos dizer que o movimento neoclássico foi a retomada artística da arte greco-romana. Citamos como pintor de destaque Jacques-Louis David. Ele registrou fatos e momentos da revolução Francesa. Sua obra de destaque é o quadro “Morte de Marat”









Romantismo

Foi uma corrente de reação ao movimento neoclássico, que envolveu pensamentos, costumes e gestos artísticos, e teve sua origem na Alemanha. Entre os pintores do romantismo citamos John Constable, Francisco de Goya e Eugene Delacroix.








Realismo

O realismo foi o movimento em que cada artista criou a sua própria realidade – exterior e interior – e a traduzir em linguagem autônoma e pessoal. As obras privilegiaram momentos do cotidiano, da política e da industrialização e até mesmo situações desagradáveis que retratavam trabalhadores da cidade e do campo.












Impressionismo

Corrente pictórica que surgiu em Paris, com a rápida interpretação da realidade e uma verdadeira revolução no âmbito da percepção visual. Os quadros dos impressionistas eram feitos mediante rápidas anotações de cor e sombra.
Tinham o desejo de manter contato direto com a natureza, por isso trabalhavam fora de seus ateliês, próximos aos rios, montanhas e ruas da cidade.
Entre os pintores impressionistas, destacamos: Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas.









Moulin de la galette A aula de dança

Pós-impressionismo

Representando por um grupo de pintores que procuraram dar importância ao volume e à forma, pelo jogo de luz e cores. Destacamos:







George Seurat A ponte de courbevoir

Henri de Toulouse-Loutrec Jovem Mulher Agachada de Costas
Vicent Van Gogh
Terraço de café a noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário