sexta-feira, 20 de novembro de 2009

REVISÃO DO CONTEÚDO 4º BIMESTRE

01. O que é mosaico?
R – É a arte de criar a partir de composições expressiva e harmoniosa de peças, visualmente separadas uma das outras, mas agrupadas de acordo com cores, linhas, formas e volumes..

02. Qual a função da ilustração de textos?
R – Tem a função de explicar o texto, dar uma idéias do seu conteúdo às pessoas que não sabiam ler..

03. Como eram feitos os quadros dos impressionistas?
R – Eram feitos mediante rápidas anotações de cor e sombra.

04. Cite duas obras de Vicent van Gogh?
R – Noite estrelada e Terraço de café a Noite.

05.Onde podemos encontrar mosaicos?
R – Por onde passamos em nosso dia-a-dia, nas igrejas, calçadas, fachadas e em painéis..

06. Onde surgiram as primeiras ilustrações?
R – Surgiram nos manuscritos religiosos e documentais

07.Onde podemos encontrar o maior mosaico do mundo e quem construiu?
R – Na cidade do México com 4000m2 e foi construído pelo pintor Juan O”Gorman.

08. Quais as correntes que surgiram no fim do século XVII e XIX?
R – Romantismo, neoclássico, realismo, impressionismo e pós-impressionismo.

09. Como foi o movimento Neoclássico?
R – Foi a retomada artística da arte grego-romana.

10 . Cite uma obra neoclásssica e um pintor de destaque.
R – A obra “ Morte de Marat” e o pintor de destaque Jacques-Louis David

11. Como foi o movimento Romantismo?
R – Foi uma corrente de reação ao movimento neoclássico, que envolveu pensamentos, costumes e gestos artpisticos,e teve sua origem na Alemanha..

12. Qual o nome dessa obra a que artista ela pertence?
R – Vicent Van Gogh – Terraço de café a noite

13 - Como foi o movimento Realismo?
R – Foi um movimento em que cada artista criou a sua própria realidade – exterior e interior e a traduzir em linguagem autônoma e pessoal.

14. Como foi o movimento Impressionismo?
R – Foi uma corrente que surgiu em Paris, com a rápida interpretação da realidade e uma verdadeira revolução no âmbito da percepção visual.

15. Onde podemos encontrar essa obras e qual é o seu nome?
R – Na Basílica São Vital de Ravena – Imperador Justiniano.

16. Quais os representantes do movimento pós-impressionismo que procuraram dar importância ao volume e à forma, pelo jogo de luz e cores?
R – Vicente Van Goh, Henri de Toulouse-Lautrec Georges Seurat e Paul Cézanne

17. Observe a letra da música Aquarela do compositor Toquinho. Em seguida faça uma boa ilustração e combinação de cores.

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...



Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...




Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivotaA voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...


Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...


De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...


Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...





E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...


Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...

5 comentários:

  1. professora:umas das minhas colegas(ou a maria luiza,ou a luciana ou a lidiane)vai aí segunda-feira de manhã buscar 20 pastilhas de vidro.a senhora separa,essas foram o SD adenir que pediu pra Amanda Afonso então a senhora entrega pra uma delas...foi por que quinta feira eu te pedi e a senhora falou que depois ia arrumar e que era pra eu fazer a tarefa...bjux..amanda!não esquece tá?

    amanda costa-7º ano "A"

    ResponderExcluir
  2. professora se estudar somente pela revisão tira nota boa?

    ResponderExcluir
  3. professora cade as obras do n 12 e do n 15 ?
    naum da pra estuda desse jeito..

    tenta coloca no blog ate amanha..

    brigadu..

    bjuxx

    ResponderExcluir
  4. Professora não entendi a numero:12 e á 15 Porque fala assim:para identificar a obra mas não tem nenhuma obra como que vamos faser brigada

    ResponderExcluir
  5. a nº 2 ta eradicima!!!!!

    O certo seria:
    Para dar emoçao e vivencia ao texto.
    (ou algo assim!)

    ResponderExcluir